sábado, 25 de setembro de 2010

COACHING

1. O que é Coaching?

Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Algumas pessoas dizem que Coaching é ciência, mas na realidade é um cocktail, um mix de recursos e técnicas que funcionam em ciências do comportamento (psicologia, sociologia, neurociências) e de ferramentas da administração de empresas, esportes, gestão de recursos humanos, planejamento estratégico e outros.

É um processo que produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas.

Coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. O Coaching é um processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais, psicológicas e emocionais direcionado à conquista de objetivos e obtenção de resultados planejados que, para ser compreendido, pode ser comparado à aliança de sucesso entre um técnico desportivo (coach) e seus atletas (coachees). O técnico não atua no jogo diretamente mas oferece, como um padrinho, sua experiência que concorre para o desenvolvimento e desempenho do atleta. Da mesma forma o coach contribui para o aprendizado e amadurecimento emocional, tomada de decisão, planejamento de ação, definição de tarefas e de estratégias de remoção de obstáculos. Ocasionalmente confundido com terapia, o Coaching vai bem além desta na medida em que dá ao cliente a autonomia e o mérito pelos resultados obtidos, objetivando o acúmulo de experiências auto-motivadoras e a conquista da independência o mais cedo possível.

"De maneira sintética e objetiva, Coaching pode ser caracterizado como o processo conduzido por um profissional Coach, visando identificar o estado atual de seu Coachee (cliene) e caminhar junto com ele até um estado desejado" José Roberto Marques – Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching

Definições de Coaching segundo a Global Coaching Community:

“Coaching é a parceria entre coach (profissional) e cliente (coachee) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente.”

“Coaching é um processo sistematizado onde um coach acompanha e estimula seu cliente no desenvolvimento de sua performance e alcance de suas metas.”

“Coaching é uma metodologia de desenvolvimento humano onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado.”

2. O que é e o que não é Coaching?

Coaching é uma metodologia, uma ferramenta específica e se diferencia e muito de outros processos como: Mentoring, Aconselhamento, Terapia, Treinamento, Consultoria e Ensino. Coaching é um processo orientado ao futuro, ao alcançe de metas e objetivos específicos com uma abordagem pragmática orietanda para resultados.

MENTORING

Mentoring é quando um colega sênior, considerado mais entendido e possuidor de mais sagacidade e conhecimento de mundo, dá conselhos e atua como modelo. O mentoring envolve discussões amplas, que podem não se limitar apenas ao contexto de trabalho.

O mentor é um patrocinador, com grande experiência profissional no campo de trabalho de seu cliente que transmite sua experiência ao cliente. Tanto o mentoring quanto o coaching relacionam-se principalmente com a realizações no presente e no futuro.

COUNSELING (ACONSELHAMENTO)

No Counseling, trabalha-se com clientes que se sentem constrangidos ou insatisfeitos com sua vida. Eles buscam orientação e conselhos. O counselor (conselheiro) trabalha para sanar o problema de um cliente.

TERAPIA

A terapia trabalha com o cliente que busca alívio de sintomas psicológicos ou físicos. O cliente quer uma cura emocional e o alívio do sofrimento mental. A terapia lida com a saúde mental do cliente. O coaching lida com o crescimento mental do cliente. A razão para o cliente buscar terapia ou aconselhamento (counseling) normalmente é livrar-se de algum sofrimento ou desconforto, mais que avançar rumo a metas desejadas. O coaching não é corretivo, mas gerativo. Tanto a terapia quanto o aconselhamento (counseling) têm mais possibilidades de envolver o discernimento e trabalhar com as experiências passadas do que o coaching.

TREINAMENTO

O treinamento é o processo de adquirir habilidades ou conhecimentos por meio de estudo, experiência ou ensino. O treinador, por definição, é o especialista e o treinamento provavelmente se enfocará em habilidades específicas para resultados imediatos. Além disso, o treinamento possivelmente funciona na base de “um para muitos”, mais que “um para um”.

CONSULTORIA

O consultor fornece conhecimento especializado e soluciona problemas do negócio, ou desenvolve um negócio de maneira global. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes dela, e não com indivíduos dentro dela. Os consultores só afetam os indivíduos de maneira indireta.

ENSINO

O ensino transmite conhecimento do professor ao aluno. O professor sabe algo que o aluno não sabe. O coaching é exatamente o contrário. O cliente é o especialista e é o cliente quem tem as respostas, e não o coach.

3. O que significa Coach, Coaching, Coaches, Coachee?

COACH
Profissional que exerce a profissão

COACHING
O processo de desenvolvimento que o Coach conduz

COACHES
Plural de Coach

COACHEE
Indivíduo que passa pelo processo de Coaching

CLIENTE
Sinônimo de Coachee

4. O que é e o que faz um Coach?

O Coach é o profissional especializado no processo de Coaching. Pode ser considerado um treinador que assessora o cliente(coachee), levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. A essência do coaching está em fornecer suporte para uma pessoa mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir a direção desejada. O coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente. O coaching cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.

Um profissional de Coaching deve ter conhecimentos em comportamento humano, mudança, negócios e principalmente em seu nicho de atuação. Em reuniões que são sessões sejam elas, semanais, quinzenais ou mensais o coach aplica técnicas, ferramentas e um questionamento poderoso para mobilizar seu cliente(coachee) a entrar em ação para atingir suas metas e acelerar os resultados em sua vida.
O Coach está focado em liberar o potencial e maximizar a performance dos indivíduos na vida pessoal e profissional.

5. Como funciona o Coaching?

Um coach trabalha com um cliente(coachee), seja ele uma empresa, um executivo, um líder, uma pessoa ou um grupo no sentido de gerar novas opções através de perguntas poderosas, técnicas e ferramentas específicas conduzidas por um profissional habilitado.
O Coach fornece suporte e feedback contínuo para o coachee desenhar um plano de ação eficiente em direção a uma meta específica ou um novo comportamento desejado.

O objetivo de qualquer processo de coaching é identificar um estado atual - ponto “A” - e chegar até o estado desejado – ponto “B” – para isso o coachee tem despertar o melhor de si mesmo, esse processo pode envolver: desenvolvimento de novas habilidades e competências, autoconhecimento, alinhamento de valores, estruturação de metas ou objetivos inteligentes, desafio e feedback constante além de total comprometimento entre coach e coachee.

O processo de Coaching é caracterizado por encontros semanais, quinzenais ou mensais entre coach (profissional) e coachee (cliente) e têm duração variável em média de 1 hora até 2 horas. Isso não é uma regra, mas é comum.

Na relação com o cliente, o coach estimula a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal; desafiá-lo a "sonhar acordado", a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora e estabelecer metas a serem cumpridas.

O processo de Coaching auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual. O Coaching é uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal.

6. Quais os tipos mercados e nichos de Coaching?

Existem dois grandes nichos de Coaching e suas inúmeras possibilidades e ramificações

1 - Life Coaching - Coaching a nível pessoal.

Life Coaching é um nicho de Coaching onde um profissional (coach) atua junto com seu cliente coachee (coachee). É uma oportunidade poderosa para pessoas que sabem que o sucesso pessoal ou profissional é que necessita de foco, objetivos bem definidos, motivação, planejamento, transformação e evolução, superação e excelência.

2. Executive e/ou Business Coaching - Coaching a nível profissional.

Business and Executive Coaching está relacionado ao mundo corporativo, desenvolvimento de empresas, organizações e pessoas em cargos de liderança.
O Coaching é uma ferramenta flexível e pode ser desenvolvido em qualquer nicho, o Coach pode atuar como:

Coach de Relacionamentos, Coach de Família, Coach de Atletas, Coach de Adolescentes, Coach de Crianças, Coach de Sucesso, Coach de Comunicação, Coach de Vendas, Coach de Liderança, Coach de Energia, Coach de Negócios, Coach Financeiro, Coach de Aposentadoria, Coach de Crises e Transições, Coach de Carreira, Coach Espiritual, Coach de Emoções, Coach de Superação, Coach de Transformação, Coach de Novos Negócios, Coach de Gestores, Coach Financeiro, Coach de Férias, Coach de Orientação Profissional, Coach de Carreira, Coach de Planejamento, Coach de Empreendimento, Coach para Emagrecimento e inúmeros outros....

7. Quais as maiores armadilhas do mercado de Coaching?

Coaching é um processo que apresenta resultados extraordinários, está altamente em evidência e por isso existem muitas armadilhas no mercado .

José Roberto Marques Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching e um dos dos pioneiros na prática do Coaching no Brasil aponta as maiores Armadilhas do Mercado de Coaching

1- Empresas sem reconhecimento de nenhum órgão internacional que criam órgãos fictícios para avalizarem seus treinamentos de Coaching, oferecendo um suposto “reconhecimento internacional”

2- Profissionais sem experiência prática nenhuma com sessões de Coaching, ministrando treinamentos para habilitar novos coaches. Cuidado, isso é muito comum no Brasil, pessoas que não tem bagagem prática alguma como coach reproduzindo treinamentos de Coaching.

3- Profissionais sem nenhum treinamento se auto-intitulando coaches.
4- Síndrome do “única”. Empresas afirmando que são únicas em determinados aspectos sem diferenciais algum de mercado.

5- Banalização do processo de Coaching, treinamentos sem qualidade e profissionais sem preparado utilizando o processo ou colocando o nome de Coaching em ferramentas e técnicas que nada tem a ver com coaching.

O Coaching vive um grande momento, é uma febre no mundo corporativo e na vida cotidiana. Em função disso existem muitas pessoas no mercado sem habilitação e conhecimento do processo que se auto-intitulam coach, é necessário no mínimo um treinamento de capacitação. Checar se o profissional passou por algum treinamento, sua experiência no mercado e suas referências são fundamentais para você Gestor de RH ou pessoa física que busca um coach.

O Instituto Brasileiro de Coaching é uma instituição séria, idônea, avalizada pela European Coaching Association e Global Coaching Community que tem como principal objetivo promover a Excelência no Coaching do Brasil e oferece os mais completos programas de treinamento para formação e habilitação de novos coaches no Brasil.

8. Quando uma pessoa deve buscar o processo de Coaching?

Uma pessoa deve buscar um coach quando:

Desejar sair da estagnação em direção a uma vida mais próspera, mais equilibrada e bem sucedida.
Desejar ser mais feliz e mais amada por si mesma e pelos outros.
Desejar abandonar vicíos e compulsões como por exemplo: fumar, beber e outros...
Desejar traçar uma estratégia eficiente para ganhar mais dinheiro.
Desejar obter mais realizações pessoais e profissionais.
Desejar mudar de carreira ou conquistar uma posição mais elevada.
Desejar superar alguns limites e bloqueios pessoais.
Desejar sair de situações de crise ou adversidade.

9. Quando uma empresa deve buscar o trabalho de um Coach?

Uma empresa deve buscar o trabalho de um Coach quando necessitar:

Gerar novos comportamentos e atitudes voltados para resultados
Desenvolver a comunicação entre as pessoas, ampliando a sinergia e confiança
Harmonizar os relacionamentos internos, resolver conflitos entre pessoas ou equipes
Ampliar a produtividade dos colaboradores e lideranças
Elevar os índices de Satisfação no Trabalho, Motivação e Felicidade
Aumentar as vendas e consequentemente o faturamento
Desenvolver Equipes de Alta Performance
Um coach pode atuar nas mais variadas temáticas:

- Motivar Colaboradores
- Definir Metas & Objetivos
- Criar Líderes de Alta Performance
- Transformar Crenças Limitantes
- Energizar Equipes de Vendas
- Alinhar a Cultura Organizacional
- Harmonizar Relacionamentos
- Desenvolver Equipes de Alta Performance
- Lançamento de Produtos
- Comunicação Interna
- Comunicação com o Cliente
- Admnistração e superação de conflitos
- Gestão do Tempo
- Planejamento estratégico
- Relacionamento Humano

10. Em que momento o coaching é necessário para a carreira?

Coaching é altamente indicado e necessário para carreira em momentos de:

Transição (mudança de emprego, mudança de posição ou função)
Crise (descarrilamento, falta de foco e motivação, desconexão com valores, perda de performance)
Planejamento (aposentadoria, sucessão, promoção)
Desenvolvimento (treinamento de novas habilidades e competências)
Projeção (busca ou candidatura por uma posição mais elevada na hierarquia da organização)

11. Quais os pré – requisitos para realizar uma formação em Coaching?

Para fazer uma formação em Coaching não existe nenhum pré – requisito, toda sua experiência de vida e de carreira pode ser utilizada dentro do seu nicho de atuação em Coaching.
Uma formação em Coaching como o Programa de Formação e Certificação Internacional Professional & Self Coaching é indicada para quem deseja ser um coach profissional, mas também para quem deseja:

- Atuar de maneira autonôma, oferecendo e prestando serviços de Coaching - Professional Coach

- Utilizar o Coaching como processo contínuo de auto-desenvolvimento pessoal e profissional - Self Coach

- Desenvolver sua liderança e sua equipe utilizando o Coaching como ferramenta - Líder Coach

- Utilizar o Coaching no contexto da Gestão de Pessoas - gerenciamento e desenvolvimento de equipes, lideranças e executivos, treinamento & desenvolvimento, implantação/criação de uma Cultura de coaching, desenvolvimento de processos internos de coaching no seu departamento de RH/Gestão de Pessoas

- Utilizar o Coaching em sua atuação profissional – consultoria, desenvolvimento organizacional, desenvolvimento de pessoas, terapia, psicoterapia, palestras, workshop e treinamento

Necessário os seguintes valores:

Humanidade Amor Conexão Responsabilidade sócio ambiental

12. Como escolher uma Instituição para formação em Coaching ou um Coach?

Um programa de formação em Coaching, uma Instituição ou um Coach precisa ser escolhido adequadamente, pois o Coach é um profissional que além de ter excelente formação técnica precisa ter um apurado senso ético e também um excelente repertório comportamental. A melhor forma de escolher um curso de formação, instituição ou Coach é pesquisando a experiência e os resultados alcançados pelo Coach Formador. Um critério extremamente relevante é checar quantas horas de bagagem o profissional tem em atendimentos como Coach. Verifique no mercado a formação, depoimentos e as referências do profissional em questão.

OBSERVAÇÃO: Fique atento, pois certificações são importantes, contudo o que realmente vale é o RESULTADO, a EXPERIÊNCIA, a METODOLOGIA e o real compromisso do profissional em formar seres humanos que vão lidar com outros seres humanos, ou seja, valores como HUMANIDADE, COMPROMETIMENTO e AMOR devem estar implícitos na vida de um Coach.

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