sábado, 11 de setembro de 2010

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Administração do tempo.



Definição:


                        É uma ferramenta gerencial, que tanto pode ser utilizada nas empresas quanto em nossas vidas, permitindo a organização de metas pessoais e profissionais com menor dispêndio de energia física e mental. A boa administração de tempo é provavelmente o fator mais importante na administração de si mesmo e do trabalho executado. Ela começa com a auto-descoberta, isto é , com a identificação de como utilizamos o nosso tempo, do que não nos satisfaz e do que desejamos mudar.



O Gerente de Informática e o seu tempo:

                        Um dos maiores problemas, para todos e que nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que é necessário.
                        Peter Drucker, diz que o gerente que não consegue gerenciar seu próprio tempo não consegue gerenciar nada mais. Pois é de vital importância que o gerente domine o seu tempo , ao invés de ser por ele dominado.
           


Passos fundamentais para se alcançar um melhor uso do tempo:

Ø  Quantificar como ele é utilizado atualmente;
Ø  Eliminar os pontos de estrangulamento com base nesta quantificação;
Ø  Planejar efetivamente como aplicar o tempo economizado com a eliminação dos estrangulamentos.


O gerente pode tentar classificar as atividades que dominam o seu dia, como:

Ø  Documentação – para leitura / assinatura;
Ø  Entrevistas – envolvendo você e outra pessoa, seja subordinado, colega ou superior;
Ø  Reuniões – envolvendo três ou mais pessoas;
Ø  Telefonemas – recebidos e emitidos.
                         A seguir, verifique quais destas tarefas só poderão ser feitas por você mesmo, quais as que podem ser realizadas por você ou por outra pessoa e quais devem ser delegadas a outras pessoas, sem prejuízo de qualidade, mas que no momento estão lhe roubando preciosas horas.



Alguns pontos de estrangulamento detectados:

Ø  Reveja se realmente é necessário lidar com toda a papelada;
Ø  Estabeleça horários predeterminados e pré-estabelecidos para as entrevistas;
Ø  Agende e divulgue as reuniões;
Ø  Discipline-se na utilização do telefone, ou seja “Fale somente o necessário.”.


                          É claro que a eliminação de todos os pontos de estrangulamento é, em certos casos, praticamente impossível, mas se você conseguir  50% do tempo bem administrado já alcançou um bom índice.

O que fazer com o tempo ganho?

                          Primeiro crie uma hora diária (tempo arbitrário)  só sua na qual você se isola sem telefonemas, reuniões, entrevistas, etc. E então :

Ø  Leia aqueles artigos importantes que estão se acumulando em sua mesa;
Ø  Pare e repense o seu departamento de entrada de dados, a utilização de pacotes, as novas admissões;
Ø  Redescubra-se como gerente e como pessoa;
Ø  Procure concentrar-se em tarefas multiplicadoras;
Ø  Pense na qualidade dos serviços prestados e como melhorá-las;
Ø  Reveja os planos de desenvolvimento dos técnicos e administrativos da área frente à novas tecnologias;
Ø  Estabeleça ou melhore o seu relacionamento com os demais gerentes da corporação.

                        Até agora vimos todas as características para que um gerente de informática administre melhor o seu tempo, então vamos dar mais sugestões para todo tipo de gerente de qualquer área e para todas as pessoas que não conseguem administrar o seu tempo.
Benefícios obtidos com uma melhor  administração do tempo:



Ø  Desenvolve uma perspectiva real do que a vida oferece e como pode ser vivida;
Ø  Permite aproveitar mais a vida;
Ø  Possibilita maior domínio e controle do trabalho;
Ø  Evita pressão interna e pressões externas;
Ø  Segurança e objetividade do trabalho;
Ø  Aumenta a produtividade;
Ø  Mantém o equilíbrio entre a vida pessoal, familiar e profissional;
Ø  Combate celulite e flacidez, melhora o condicionamento físico.


                       A pessoa que não administra o seu tempo é porque passa a maior parte do dia pensando no que fazer em 1º lugar, outra parte recomeçando o trabalho interrompido e finalmente a outra reclamando que não teve tempo para nada.
                       Fatores a serem observados que contribuem para modificar-mos algumas atitudes através de nossa própria conscientização, nos levando a pensar nos seguintes fatos:


Ø  Estamos dando o tempo certo às coisas realmente importantes ?
Ø  Estamos mantendo o equilíbrio adequado entre nossas atividades de rotina e as de inovação a longo prazo ?
Ø  Nossas atividades de combate ao fogo (atividades de emergência) estão reduzidas ?
Ø  As interrupções desnecessárias estão sendo permitidas ?
Ø  Estamos realizando tarefas desnecessárias ?
Ø  Estamos pulando de tarefa em tarefa sem conclui-las ?

Pronto temos um perfil de nosso comportamento diante do tempo, o que e como devemos mudar está em cada um de nós.




Desperdiçadores do tempo:

Ø  Não definição / Classificação das metas;
Ø  Não fazer plano diário;
Ø  Prioridades não claras/ falta prioritização ;
Ø  Alteração constantes de ordens e de prioridades;
Ø  Não antecipar prováveis  acontecimentos futuros e não se preparar para eles;
Ø  Não se prevenir contra problemas rotineiros;
Ø  Empreendendo mais do que pode menos estimativa de tempo não realista;
Ø  Sobrecarga de trabalho;
Ø  Atrasos;
Ø  Barulho;
Ø  Desorganização pessoal;
Ø  Arquivos desorganizados;
Ø  Responsabilidade e autoridades confusas;
Ø  Não se ajustar a mudanças;
Ø  Treinamento deficiente;
Ø  Excesso de controle e Reuniões improdutivas;
Ø  Fazer eu próprio / não delegar;
Ø  Não saber dizer não ;
Ø  Excesso de material para ler;
Ø  Excesso de comunicação;
Ø  Falta de comunicação;
Ø  Inexistência de padrões / critérios;
Ø  Falta de diretrizes;
Ø  Não adaptação / resistências à mudanças.

Conclusão:
                       
                         O Tempo é um recurso precioso, que não pode ser recuperado, ou expandido, portanto saiba usá-lo pois ele proporciona oportunidades iguais para todos.

Referência Bibliográfica:

Henrique da silveira Neto, Fernando – O profissional da informática – Xerox livro fornecida pelo professor.

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