segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

SELEÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS NA RECORD RIO - CASE 1 (ARTIGO)

Seleção e Retenção de Talentos na Record Rio - Case 1
O papel do RH na retenção de Talentos na Emissora Carioca

Case:
Por Marcia Teixeira | 10ago2010.
recursoshumanos.gp@r7.com

Até 2008, a emissora carioca, então com 16 anos de atuação no RJ e sob nova Direção de acionistas, desde
que deixou de se chamar TV Rio, tinha como prioridade o investimento em tecnologia de ponta, expansão da
rede e grandes contratações. Os recursos materiais e a otimização dos mesmos parecia essencial. A
rotatividade tinha um alto índice e a falta de motivação e sentimento de equipe era algo preocupante, foi
quando a direção decidiu criar o Recursos Humanos. Sob os moldes da matriz em SP. Existia no RJ um "depezão" um
departamento muito bem dividido em que cada um fazia sua parte. Um admitia, outro demitia, um comprava e
entregava benefícios como alimentação e transporte, o outro inseria e retirava do plano de saúde, seguro de
vida e odontológico, e ainda um outro cuidava do apontamento das horas, já a supervisão e consultor cuidavam dos
recolhimentos e da folha de pagamento. Faltava tempo para ouvir as necessidades, dirimir questionamentos,
receber sugestões dos colaboradores, muito menos, treinar, informar, gerenciar os recursos. Cada Gestor de
área, pré-selecionava e contratava os colaboradores, cabendo ao DP somente a posição final do processo. O
turnover era considerável, contratava-se mal. Afinal esta não é a atividade fim dos gestores de área, com isso, os
talentos não eram retidos, pois apesar dos benefícios diferenciados, não havia incentivo, treinamento, plano
de carreira. Além da rádio corredor, a famosa rádio peão, funcionar sempre de forma prejudicial à
organização; pois, somente a alta esfera da empresa detinha a informação, o que causava uma sensação de
grande insegurança. Todas as tentativas de mudanças ou reestruturação eram como sinônimo de que
o "barco" iria passar.

Com a criação do RH, algumas medidas básicas e primordiais trouxerem um diferencial:


Criação de um processo de seleção, contratação e integração com auxílio de uma psicóloga recém
contratada (vale ressaltar que o novo colaborador assiste vídeo institucional, recebe informações sobre os procedimentos internos e recebe um kit boas vindas, além do painel da foto
o parabenizar por fazer parte desta empresa com as seguintes frases: "Parabéns, você faz parte da
família Record, onde sorrir é contagiante". Logo após participa de um "Tour" para conhecer toda a emissora e todos os colaboradores, que é finalizada no setor onde irá trabalhar;


Criação de um canal interno eficaz de comunicação, através do e-mail corporativo e quadros de
avisos. Com informes diários sobre audiência, processo seletivo interno, destaques do mês, utilidade
pública, entre outras informações destinadas ao público interno, além da caixa de sugestões, onde se
pode manter o anonimato;


Criação de procedimento de avaliação do colaborador, que auxilia no acompanhamento das novas contratações e possíveis promoções;


Criação de programa de treinamento e desenvolvimento interno, visando aproveitamento e criação de
oportunidades para a mão-de-obra interna;


Criação de programa de reconhecimento e recompensa - processo mensal de avaliação da equipe
pela Chefia. Com premiação e avaliação de critérios tangíveis e intangíveis;


Promoção de convênios e parcerias de descontos para o colaborador e dependentes;


Programa de incentivo aos estudos. Bolsas de 50% para faculdade, cursos ligados às áreas de atuação e conclusão do ensino médio;


Ações e promoções de eventos em datas comemorativas, a exemplo de festa para as Crianças e festa
e brindes de final de ano, aniversariantes do mês (mensal) e em campanhas que falam de saúde,
com ênfase na qualidade de vida e segurança do trabalho. Este último aliado à comissão CIPA. A
exemplo a nossa SEQVIDA (semana de qualidade de vida) e SIPAT (semana interna de prevenção e
acidentes de trabalho).

Além das ações e políticas de RH, foram estabelecidos procedimentos internos no departamento
para redução das inconsistências, proporcionando ao setor maior credibilidade. Adotou-se uma nova
nomenclatura para o funcionário que agora é Colaborador; pois sugere, e tem liberdade para participar
e trazer sugestões. O atendimento ao Colaborador, agora é prioridade no departamento de Recursos
Humanos, antes DP. Pára-se tudo, para atendê-los. Temos horários pré-determinado ao atendimento, e
nesses horários o colaborador é o nosso maior Cliente. Foi estabelecido o conceito de cliente-fornecedor
interno, onde a satisfação do cliente e o feedback é o maior combustível e fonte de inspiração para o trabalho
do departamento.

Todas as ações acima resultaram em uma mudança considerável do clima organizacional. Antes ações

setorizadas, hoje, todos estão envolvidos e participativos, e a exemplo do nosso departamento, a cordialidade
e o sorriso são contagiantes.

Autora: Marcia Fernandes Teixeira
Há 2 anos - Gerente de RH - Rede Record Rio
recursoshumanos.gp@r7.com
www.rh.recordrio.com.br

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